top of page
Higya Alessandra Merlin

A Síndrome do Retorno das Férias

Atualizado: 10 de jan.


Tirar férias é fundamental, mas retornar à rotina após o período de desligamento é um desafio! E entender que isso é perfeitamente normal ajuda muito.

Quando realmente saímos de férias, com mudança de rotina e de focos, é natural que haja certo choque na hora de voltar ao que era antes. A readaptação depende de cada pessoa. Uns demoram um pouco, outros se enquadram mais rapidamente.

De qualquer forma, algumas atitudes podem ser úteis para retomar a rotina com mais tranquilidade:

- Entenda que a sensação de querer continuar de férias, de querer ganhar na loteria, de achar que o ambiente de trabalho é recheado de problemas, enfim, tudo isso é normal. Afinal, você estava acostumado a outros horários (ou à falta deles), outras "obrigações", não é?

- Dê tempo ao tempo, vá absorvendo as atividades aos poucos, resolvendo uma coisa de cada vez, priorizando o que é mais urgente.

- Para facilitar e acalmar a mente, faça um planejamento e coloque no papel (ou no computador), para que você se sinta no controle das situações a serem resolvidas. Elabore um planejamento diário e semanal, pelo menos. O fato de anotar tudo libera a mente e, apesar de parecer contraditório, é um grande exercício para a memória.

- Deixe seu lugar de trabalho agradável, limpo e organizado, pois isso também contribui para a produtividade e o bem-estar.

- Cuide da postura física e mental: a forma como senta, como usa os instrumentos de trabalho, a maneira como trata os outros e a si próprio também, a gentileza, o respeito...

- Seja mais forte que a inércia, retome as atividades físicas, elas são fonte de endorfinas (leia-se: bem-estar); recomece com exercícios leves de recondicionamento e, em pouco tempo, estará no pique novamente.

- Retome a rotina do sono de qualidade e da alimentação saudável e em horários regulares.

- Reserve um tempo para o lazer, um tempo só para si.

- Não deixe que os problemas do dia a dia ofusquem os sonhos que voltaram à evidência nas férias. Lute por eles, tenha sempre uma meta, isso faz com que nos sintamos vivos e motivados.

- Seja proativo, construa a sua própria realidade! Ao invés de reclamar de seu trabalho, agradeça. Se não estiver satisfeito com o que faz, busque soluções, crie estratégias para mudar. Ficar reclamando não leva a lugar algum e, de quebra, ainda atrai mais coisas ruins.

- Procure ajuda para superar os momentos difíceis.

- Lembre-se: tirar férias é tudo de bom, mas as férias só fazem sentido para quem trabalha. Pergunte a um desempregado ou a alguém que tem um labor de fato penoso se não daria tudo para estar no seu lugar...

Então... Um ótimo retorno das férias (ou recesso) e mãos à obra, pois o sucesso que tanto almejamos deve ser construído a cada dia!

bottom of page