Fiz um curso para obter a Certificação em Gerenciamento do Stress no Ambiente de Trabalho, em 2013, pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida em parceria com o Centro Psicológico de Controle do Stress.
O curso foi muito legal, a turma era bacana, o conteúdo foi ótimo e extenso. Mas um tópico me marcou por sua clareza e objetividade: as quatro revelações da maturidade.
Se conseguirmos compreender o conceito disso viveremos muito mais leves e felizes.
Compreenda isso e viva mais feliz:
- Recompensas e reconhecimento nem sempre existirão! - Faça o que tem que ser feito com amor, por paixão, por você mesmo... Não faça nada esperando que alguém vá reconhecer... Não faça nada somente para receber algo em troca...
- A razão é uma questão de ponto de vista! - Cada um tem seus motivos, sua vivência, seus conceitos... Nada é totalmente absoluto; um mesmo fato pode ser analisado sob vários ângulos... Portanto, não existe um único dono da razão. Saber reconhecer isso é abrir portas para um crescimento constante e magnífico.
- Nem sempre as pessoas vão tentar fazer o máximo e o melhor que podem! - Faça a sua parte com excelência, mas saiba que nem todos assim o farão. Contudo, que isso nunca seja fator desmotivador para que você continue fazendo muito bem o que tem que ser feito.
- Não existe um modo de atingir as metas que seja o único adequado! - Cada um tem seu jeito... Existem vários caminhos que levam a um mesmo resultado. A escolha depende muito da experiência, do conhecimento, da individualidade de cada um. Saiba reconhecer isso, ajude as pessoas no que for possível, mas saiba que elas também podem ensinar alternativas surpreendentes. Se podemos ter uma visão ampla, para que tentar limitá-la, achando que somente nosso modo de fazer as coisas é o correto?
Amplie horizontes, quebre paradigmas e seja mais feliz!