Muito se fala que o líder deve motivar a sua equipe.
Primeiramente, cabe lembrar que motivação significa "motivo para a ação", e depende de cada pessoa. De qualquer forma, conseguimos entender perfeitamente essa colocação de que o líder deve motivar seus liderados. Porém, diria que é no sentido de inspirar, ajudar a desbloquear a força motivadora que está dentro de cada um.
Nesse contexto liderança/ motivação, House e Mitchel (1974)* propuseram a teoria caminho-objetivo, segundo a qual os líderes não devem somente conhecer os objetivos desejados pelos seus seguidores, mas também devem ser facilitadores para que esses objetivos sejam alcançados. A função motivacional do líder residiria, então, na sua atuação como agente capaz de fazer aflorar a força interior de cada liderado.
Tais colocações nos convidam a uma reflexão...
No anseio de motivar seus colaboradores, muitos líderes não colocam a atenção em um ponto crucial: a motivação que já existe. Quando aceitam um novo emprego ou projeto, as pessoas, via de regra, têm seus objetivos e expectativas. Parafraseando Bergamini (1994)**, são depositárias de um rico manancial de motivação. O líder que desconhece ou que não sabe lidar com isso pode estar agindo para que essa motivação desapareça, talvez para sempre.
Estudando sobre liderança ao longo de tantos anos, acredito que nesse ponto reside um grande desafio para o líder: impedir que a motivação que existe em cada um seja drenada e perdida. Dedicar atenção a isso talvez seja muito mais importante do que se preocupar em estabelecer um conjunto de regras para que os colaboradores sintam-se motivados.
Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, é fundamental que o líder tenha conhecimento sobre comportamento humano, conseguindo distinguir quais são as ações externas que visam motivar e qual é aquele propósito interno que cada indivíduo carrega consigo, onde reside a verdadeira chama que impulsionará a pessoa a tomar atitudes.
E como conseguir esse conhecimento? Desenvolvendo-se! Participando de treinamentos diversos, capacitando-se, lendo, buscando, fazendo networking... Enfim, ser líder significa manter a mente em constante movimento, é saber que precisa evoluir sempre, é ser "ensinável".
Aqueles que acreditam que podem motivar as pessoas somente com conjuntos de normas e benefícios, querem, na verdade, chefiar seus colaboradores, e não liderá-los. Liderança é algo muito maior! O líder não impõe, o líder desperta nos outros a vontade de fazer. O líder está empenhado em ser um facilitador para que não só os objetivos da organização sejam alcançados, mas também os objetivos de cada membro da equipe. É essa conjunção que garante sucesso.
O líder é um incansável captador e distribuidor de talentos, alocando as pessoas onde elas florescerão e darão frutos para si e para a organização.
Vale a pensa refletir mais profundamente sobre motivação antes de pensar em resolver os problemas de forma superficial.
* HOUSE, R. J.; MITCHEL, T. R. Path-goal theory of leadership. Contemporary Business, v. 3, p. 81-98, 1974.
** BERGAMINI, C. W. Liderança: a administração do sentido. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 102-114, mai./jun. 1994.