Ao traçar suas metas, lembre-se de que uma meta deve ser SMART:
Specific: específica
Measurable: mensurável
Attainable: atingível
Realistic: realista
Time Bound: temporizável
Do inglês, smart significa inteligente. E faz todo sentido, né?
Não adianta querer alguma coisa que você nem sabe exatamente o que é ou quando vai conseguir ter algum resultado (ou, pelo menos, uma melhoria). Da mesma forma, desejar algo inatingível ou fora da realidade também é causa de sofrimento e frustração.
Para investir bem o seu tempo e realmente alcançar o sucesso que você deseja, trace metas de forma clara, especificando bem do que se trata, como você vai saber quando as alcançou, e estabelecendo um tempo-limite para isso.
Quanto ao tempo definido para a meta, é muito importante compreender que o prazo final estabelecido não significa que você estará 100% no que se propôs, principalmente quando se fala de desenvolvimento comportamental. O fato é que sempre temos o que aprender. Mas é importante colocar esse limite temporal pelo menos para reavaliar se houve algum progresso.
Metas smart (inteligentes) nos ajudam a manter o foco e ter bem claro o que precisamos fazer. Crie o hábito de anotar suas metas (em um papel, planilha ou aplicativo). Sempre que materializamos o que desejamos, fica mais fácil delinear racionalmente os caminhos para alcançar.
Você pode utilizar esse conceito na elaboração de planos de desenvolvimento (individual, de equipe ou organizacional), na definição de objetivos organizacionais, indicadores de progresso e avaliação... Enfim, quanto mais racionalizadas forem as questões com certo grau de subjetividade, maior será a chance de sucesso.
Comments