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Qual o melhor tipo de líder?

Atualizado: 24 de jan. de 2020


A literatura nos apresenta vários estilos de liderança: diretivo, participativo, persuasivo, delegador, situacional, servidor, coaching... Qual deles é o melhor? Bem, não existe uma receita para a liderança!

Conforme postulado por Hersey e Blanchard, em 1974*, e ainda tão atual, o estilo a ser adotado está na dependência, também, do nível de maturidade das pessoas.

Costumo traduzir a maturidade como sendo a capacidade individual de se assumir como o autor da própria vida, responsabilizando-se por suas ações. Dessa forma, maturidade pressupõe não terceirizar a culpa, assumir as consequências das escolhas e respeitar a diversidade dos modos de ser e de fazer das pessoas.

Todas as pessoas são maduras? Não!

Todas as equipes e organizações são maduras? Não! Portanto, o estilo de liderança será variado.

Pessoas e equipes com maior nível de maturidade estão preparadas para um líder que confere autonomia, que abre espaço para a inovação e flexibilidade. Por outro lado, pouca maturidade pode exigir mais controle e fixação de regras e rotinas. Tudo vai depender do grupo de liderados, do nível de instrução, da cultura, do histórico envolvido. Outro ponto é que nem sempre o líder utilizará somente um estilo, ainda que o grupo seja o mesmo.

Hoje, fala-se em liderança transformacional, com ênfase na aptidão do líder para comunicar novas visões aos seguidores. São líderes carismáticos, que despertam a consciência dos seguidores para a importância das metas do grupo, aumentando o grau de identificação e o comprometimento com os resultados. Líderes assim constroem fortes laços de identificação com seus seguidores e são admirados até mesmo por quem não está sob seus comandos.

Seja qual for o estilo a ser adotado, a palavra de ordem é equilíbrio. Mesmo carisma em excesso pode ser prejudicial. Mas uma coisa é certa: o melhor líder é aquele voltado para pessoas e também para resultados (WAGNER; HOLLENBECK, 2012). Lembre-se: liderança pressupõe resultados.

Seja qual for o contexto da liderança, o líder deve entender verdadeiramente de pessoas, mas também ter foco nos resultados. As organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos, precisam de resultados. Um professor precisa de resultados, uma comunidade precisa de resultados, enfim, todos nós buscamos resultados para alcançar nossos objetivos.

Contudo, entender de pessoas não significa "passar a mão na cabeça", e sim ser justo e prezar por regras claras, transparentes e meritocráticas, reconhecendo e capitalizando as potencialidades individuais.

Entender de resultados significa ter processos, realizar o clico de planejamento, ação, avaliação, ajustes e novas ações, ter técnicas, métricas e buscar a melhoria contínua, cumprindo e fazendo cumprir o planejamento estratégico.

Esse é o melhor tipo de líder. E a boa notícia que todos podem se desenvolver para alcancar o patamar de líder humano e que dá resultados.

* HERSEY, P; BLANCHARD, K. H. So you want to know your Leadership style? Training and development journal, v. 28, n. 2, p. 22-37, fev. 1974.

** WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

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