Você já ouviu falar em "lifelong learning"?
- Higya Alessandra Merlin
- 16 de ago. de 2021
- 1 min de leitura

Não tem como fugir das expressões em inglês, não é? Então sugiro ficar por dentro!
Podemos traduzir lifelong learning como sendo "aprendizado ao longo da vida". Em outras palavras, podemos dizer que é sempre tempo de aprender e que esse aprendizado não está restrito às salas de aula formais.
Antes de tudo, lifelong learning tem a ver com um comportamento proativo. Isso significa buscar constantemente o conhecimento, não ficar esperando que a empresa ou alguém ofereça algo a você.
Trata-se de voluntariamente estar disposto a evoluir, e fazer dessa busca pelo aprendizado uma constante, tal qual um hábito, algo normal, que flui sem pressões.
O aprendizado em si já é maravilhoso. Conhecimento é poder! Mas, além disso, temos o mercado de trabalho, que está cada vez mais antenado à necessidade de considerar as competências comportamentais, as famosas soft skills.
Então, se você cultiva o hábito de aprender sempre, obviamente estará mais preparado e alinhado ao que se espera de um profissional diferenciado, que faz acontecer, que encara os desafios com foco nas soluções.
Na prática: não perca oportunidades! Leia bons livros, conviva com pessoas inteligentes, que têm algo construtivo a acrescentar, que também buscam o aprendizado, faça cursos, participe de palestras e eventos, seja crítico, conheça os vários lados das situações.
Nas organizações, os gestores também devem ter o conceito de lifelong learning em mente, promovendo a educação continuada, para que a organização como um todo aprenda continuamente, cresça e desfrute de bons resultados.
Afinal, já sabemos que aquele treinamento isolado, sem alinhamento, não leva ao sucesso. A Gestão de Pessoas deve ser estratégica para que toda a organização cresça.
Kommentare