Você sabe receber feedbacks?
- Higya Alessandra Merlin
- 8 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Saber receber feedback também é importante, sobretudo se for um feedback corretivo.
É mais fácil receber um elogio do que uma correção, não é? Culturalmente, não gostamos de críticas, e isso é um erro que pesa contra o nosso desenvolvimento.
Se racionalizarmos, veremos que, quanto mais informações tivermos, mais poderemos atuar para melhorar ainda mais nossos pontos fortes, e para ajustar os pontos frágeis. Isso é crescer, é buscar a melhoria contínua e alcançar o sucesso. O primeiro passo, então, é compreender essa importância.
A seguir, alguns tópicos para ajudar a receber feedbacks de forma profissional:
Mantenha uma postura serena e aberta. Não vá ao encontro com "pedras nas mãos", deduções e respostas prontas.
Primeiramente, ouça, escute! Seja paciente e espere a pessoa falar tudo o que deseja. Nada de interromper ou colocar palavras na boca do outro.
Depois de escutar ativamente, agradeça. Sim, agradeça, mesmo se não concordar.
Certifique-se de ter compreendido o que o outro lhe disse. Se necessário, pergunte, tire dúvidas. Nada de sair "atirando pedras".
Se você concorda com o que foi dito, reconheça e prontifique-se a ajustar seu comportamento.
Caso não concorde, apresente os dados que fundamentam a sua posição. Nada de birra ou de levar para o lado pessoal. Seja objetivo e demonstre a sua posição sobre o ocorrido de forma concreta.
Se o que a pessoa lhe falou parece muito vago, procure obter mais detalhes. Pergunte o porquê daquela afirmação, mostre-se interessado em compreender para melhorar, peça para a pessoa dar exemplos práticos sobre o ocorrido.
Demonstre empatia, pois isso acalma os ânimos. Por mais difícil que seja, procure estabelecer uma conexão com a pessoa. Expressões como "compreendo", "entendi", "respeito seu ponto de vista" podem funcionar muito bem para esse propósito.
Faça um resumo do que a pessoa lhe disse, falando em voz alta, com as suas próprias palavras, como forma de perguntar se o que você entendeu está correto. Isso ajuda ambas as partes.
Faça sempre uma reflexão, pois, por mais que a informação lhe pareça absurda, há sempre algo que podemos aproveitar e utilizar como oportunidade de melhoria. Ademais, é importante lembrar que comportamento é o que o outro observa sobre você, não a sua intenção ou o que você pensa/acha sobre si próprio.
Você também pode (e deve) pedir sugestões: "como podemos fazer para melhorar isso?", "quais resultados você quer exatamente?, "como podemos assegurar que isso não volte a se repetir?"... Essas perguntas diminuem subjetividades e ajudam ambas as partes.
Em todos os momentos, tenha em mente que o foco deve ser voltado ao que motivou a conversa, e não a "pessoalidades" ou a assuntos diversos que buscam "resolver os problemas do mundo". Sempre que necessário, retome o foco.
Convém encerrar a conversa com um plano de ação e até um prazo para uma nova avaliação da situação.
Por fim, agradeça novamente.
Se a pessoa que está lhe dando o feedback não domina a técnica, domine você. Ótima oportunidade para ser diferenciado, não é?
Pois bem... Esses são alguns pontos que devem ser observados ao receber um feedback. É lógico que não é tão simples na prática. E é por isso que devemos buscar o desenvolvimento contínuo, treinando, errando, aprendendo, melhorando.
Quer treinar feedback comigo em sessões individuais? Entre em CONTATO.
Comments